Pelé e o Memorial das Conquistas do Santos

Publicado originalmente em 23/10/2010

Este slideshow necessita de JavaScript.

Na semana dos 70 anos do Rei Pelé, eterno camisa 10 do alvinegro praiano, em 2010, FutPopClube deu um rolê pelo Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube, que fica no estádio Urbano Caldeira – a Vila Belmiro. A visita pode incluir o Memorial e as arquibancadas da Vila. Na companhia do meu amigo Jóia, optei pela visita monitorada, que inclui Memorial, camarotes térreos, sala de imprensa, vestiário e o campo – nos moldes das tours pelos principais estádios do mundo.

No vestiário, uma das maiores curiosidades da visita. O armário de Pelé, fechado desde que ELE se despediu do Santos. Diz a lenda que há algum objeto lá. Mas isso só será conferido depois que Pelé reinar em outra dimensão.Calçada da fama na porta da Vila famosa

Objetos pessoais  do Rei não faltam no museu santista. O Espaço Pelé tem discos, revistas, contratos…

O Memorial tem réplica da camisa do Santos na Década de Ouro: os anos 60
E a réplica dos anos 70, já com as duas estrelas souradas sobre o escudo

As  Libertadores, os dois mundiais de clubes de 1962 e 63. A Recopa Sul-Americana e a Recopa Intercontinental na década de ouro do Santos de Pelé estão em destaque no Memorial, como não poderia deixar de ser.

Outros títulos do escrete comandado por Pelé, como o pentacampeonato da Taça Brasil (1961-65) e a primeira Taça de Prata (Torneio Roberto Gomes Pedrosa), em 1968, também estão na galeria.

Mas o Memorial do Santos não é só Pelé. Craques da geração do Rei, como Pepe, Coutinho, Dorval, Zito e muitos outros, sem falar nos ídolos mais recentes, são homenageados na Vila. Os goleiros Gylmar, Cejas, Rodolfo Rodriguez e Fábio Costa batizam camarotes. Sem trocadilhos, são tantas Jóias na Vila que terei que voltar ao assunto.

O armário de Robinho no vestiário da Vila, com declarações de amor e pedidos para ficar

6 comentários sobre “Pelé e o Memorial das Conquistas do Santos

  1. Gostaria de parabenizar o nosso eterno Rei do futebol pelos seus 70 anos de vida. E também agradecer pelo que ele já fez e ainda faz pelo nosso Santos Futebol Clube.Que Deus te de muita vida saúde paz……………e viva por muito tempo.
    abraços Rei……………..

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.